sexta-feira, 6 de junho de 2025

    Não poderia de dar continuidade ao projeto de acessibilidade para surdos sem primeiro explicar a escolha do própriao layout do blogger que destaca a cor azul. Esta é uma cor que remete a resistência das pessoas com deficiência, inclusive as surdas, que eram marcadas com uma faixa azul pelo regime nazista durante o período da Segunda Guerra Mundial, o que as identiticavam como uma raçã não-pura. Chega a ser cruel registrar tais lembranças e verdades sobre esse período da história que queremos esquecer, mas é lembrando que não nos esqueceremos, assim espera-se que nunca mais tais atrocidades se repital. 

 


       Para nós ouvintes é difícil imaginar a importância da luminosidade marcando a direção de uma simples seta de carro. O ruído é insistente e logo que acionamos o barulho se mantém persistente até que seja deligado. Mas considere um motorista surdo: já pensou que esta luminosidade piscando na direção indicada é a única forma dele perceber a sinalização? Outras questões como um sinal alto e irritante a indicar o recreio da escola não é percebido pelo aluno surdo, exceto em escolas que possuem acessibilidade e tem em suas salas luzes que piscam indicando que é o horário do lanche ou intervalo entre as aulas. 

    Neste dia dirigindo em um fatídico engarrafamento percebi as nuances que podem ou não serem acessíveis aos surdos. Alguns, como as buzinas, ruído de motos e barulho de um trânsito congestionado é mesmo uma bênção não precisar ouvi-los, nostros casos isso pode dificultar a vida da pessoa que não tem no som um meio de comunicação, mas no visual. 
 

Novidades!

DOCUMENTÁRIO FRANCÊS SOBRE O SER SURDO Sou surda e não sabia      Esse documentário me ajudou bastante na compreensão sobre a necessidade de...