A PERCEPÇÃO VISUAL NO MUNDO DO SURDO
Minutagem: 10 min
O vídeo experimental é um convite à imersão no universo da cultura surda que, ao não ouvir o som, aguça outros sentidos como a percepção visual para entender o mundo e se comunicar. Inspirado no livro do neurologista “Vendo vozes” de Sacks (1998), é uma grande oportunidade e convite para entrarmos nesse mundo até então negligenciado e nos colocarmos no lugar do outro e compreender que as diferenças não classificam as pessoas quando a capacidade de cada um, mas abre um leque de possibilidades para compreendermos a infinidade de nuances e oportunidades que a vida nos apresenta de para vermos a vida por diversos ângulos.
Para essa experiência, tampe os ouvidos para anular os ruídos externos e tente experienciar essa imersão no silêncio que se comunica por imagens, signos, aguçados pela imaginação. Seja bem-vindo a um mundo de acessibilidade cultural.
Ficha técnica:
Pesquisa, roteiro, imagens e edição: Rosa Pires
Apoio: surdos da Escola Bilíngue Libras Português Escrito de Taguatinga - SEEDF/DRET, participação especial de Daniela Ribeiro (violino) e Rafael Pires (Violão).